Revogada pela Portaria MC nº 754, de 31 de março de 2022.
Propõe aos municípios que aderiram ao Programa de Aquisição de Alimentos metas e limites financeiros para sua implementação em 2013, na modalidade de execução Compra com Doação Simultânea.
A MINISTRA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, parágrafo único, II, da Constituição, tendo em vista o disposto no art. 27, II, da Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003, no art. 1º do Anexo I do Decreto nº 7.493, de 2 de junho de 2011, e no art. 30 do Decreto nº 7.775, de 4 de julho de 2012, e
CONSIDERANDO a adesão dos municípios ao Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, em conformidade com a Lei nº 12.512, de 14 de outubro de 2011, e com a Resolução nº 45, de 13 de abril de 2012, do Grupo Gestor do Programa de Aquisição de Alimentos – GGPAA, bem como a necessidade de subsidiar a elaboração de planos operacionais, resolve:
Art. 1º Propor aos municípios que aderiram ao Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, relacionados no Anexo, metas e limites financeiros para implementação do PAA, na modalidade de execução Compra com Doação Simultânea, no exercício de 2013.
Art. 2º Para a implementação da modalidade de execução Compra com Doação Simultânea, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS compromete-se a realizar pagamentos aos beneficiários fornecedores ou organizações fornecedoras, em conformidade com os limites por Unidade Familiar e com os demais regramentos do PAA, por Unidade da Federação, dentro dos limites financeiros indicados no Anexo, alocados no orçamento do MDS, UO 55.101, consignados no Programa de Trabalho nº 08.306.2069.2798.0001 – Aquisição de Alimentos Provenientes da Agricultura Familiar.
Art. 3º Para a definição dos limites de recursos financeiros a serem disponibilizados durante o ano de 2013, a metodologia utilizada pelo MDS é fundamentada em critérios para o estabelecimento de um limite de referência e para parâmetros de expansão, na forma deste artigo.
§ 1º Fica estabelecido um limite de referência para cada município definido inicialmente pelo tamanho da população, caracterizado em três grupos:
a) grupo A – até 15.000 habitantes;
b) grupo B – entre 15.001 e 500.000 habitantes; e
c) grupo C – acima de 500.000 habitantes.
§ 2º Os tetos de referência dos grupos A e C são, respectivamente, R$ 90.000,00 (noventa mil reais) e R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais), enquanto o teto de referência do grupo B será obtido pela multiplicação do número de habitantes por seis.
§ 3º Os tetos de referência de que trata o § 2º serão expandidos com base no número de estabelecimentos da agricultura familiar do município, calculando-se o percentual de habitantes vinculados à agricultura familiar, considerando-se cada unidade familiar composta por 4 indivíduos, frente ao total de habitantes do município.
§ 4º O teto dos municípios cujo percentual relativo à população vinculada à agricultura familiar, calculado na forma do § 3º, esteja entre dez e trinta por cento será expandido em dez por cento, e nos municípios cujo percentual esteja acima de trinta por cento o teto será expandido em vinte por cento.
§ 5º Após aplicada a expansão de que trata o § 3º, haverá nova expansão dos tetos de referência de acordo com o percentual de habitantes extremamente pobres no município.
§ 6º A expansão de que trata o § 5º será calculada com base nos seguintes grupos:
I – grupo I, com percentual de extrema pobreza acima de 17,06%, terá expansão de 30% do teto de referência;
II – grupo II, com percentual de extrema pobreza acima de 12,79% e até 17,06%, terá expansão de 20% do teto de referência;
III – grupo III, com percentual de extrema pobreza acima de 8,53% e até 12,79%, terá expansão de 15% do teto de referência;
IV – grupo IV, com percentual de extrema pobreza acima de 4,26% e até 8,53%, terá expansão de 10% do teto de referência; e
V – grupo V, com percentual de extrema pobreza até 4,26%, terá expansão de 5% do teto de referência;
§ 7º Após as expansões de que tratam os parágrafos 3º e 5º, será adicionado ao teto de referência obtido para cada município o valor correspondente ao percentual de insegurança alimentar grave no estado no qual o município está inserido.
§ 8º Para a definição final dos limites financeiros, confronta-se a demanda apresentada pelos municípios, por meio de uma ficha de levantamento de demanda, com os limites calculados para cada município, adotando-se o de menor valor.
Art. 4º As metas de execução são definidas tendo por base a ficha de levantamento de demanda apresentada pelos municípios.
Parágrafo único. Para os municípios que apresentam uma demanda de recursos financeiros superior ao limite a ser disponibilizado pelo MDS, calculado por meio dos critérios descritos no art. 3º, a meta do número total de beneficiários fornecedores é reduzida proporcionalmente, mantendo-se o limite por agricultor apresentado na demanda.
Art. 5º Para o exercício de 2013, são propostos como parâmetros adicionais de execução os percentuais mínimos de quarenta por cento de beneficiários fornecedores prioritários, buscando atender às metas previstas no Plano Brasil Sem Miséria, de quarenta por cento de beneficiárias fornecedoras mulheres, tendo em vista a Resolução n.º 44 do Grupo Gestor do Programa de Aquisição de Alimentos, e de cinco por cento de beneficiários fornecedores de produtos orgânicos ou agroecológicos, considerando a necessidade de iniciar-se a ampliação da participação desse tipo de produto no Programa.
Art. 6º Os municípios listados no Anexo devem confirmar o interesse em executar a modalidade no exercício de 2013 em até 30 (trinta) dias após a publicação desta portaria, por meio da aceitação das metas apresentadas e do preenchimento das informações complementares para a elaboração e aprovação do Plano Operacional, em sistema informatizado disponibilizado na rede mundial de computadores pelo MDS.
Art. 7º Os municípios deverão, com base no limite financeiro total disponibilizado no quadro em anexo, definir a necessidade de recursos por trimestre do exercício corrente, sendo que após esta definição os recursos de um trimestre, se porventura não utilizados, não serão automaticamente remanejados para trimestres posteriores.
Art. 8º O início da operação de aquisição de alimentos está condicionado à aprovação da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN, após análise da proposta de participação registrada pelo ente no Sistema do Programa de Aquisição de Alimentos – SISPAA, conforme previsto no Plano Operacional.
Art. 9º O desempenho na execução física e financeira poderá implicar a revisão, por iniciativa do MDS, dos limites ora previstos, ampliando ou reduzindo estes limites, conforme o caso.
Art. 10. Esta Portaria entra em vigor a partir da data de sua publicação.
TEREZA CAMPELLO
ANEXO
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