Informamos o prazo para o município responder o MapaSAN 2018 foi prorrogado até o dia 22 de outubro!

SE VOCÊ JÁ POSSUI CADASTRO NO SISTEMA DO MDS - BASTA INSERIR O E-MAIL E A SENHA CADASTRADOS.

CADASTRO DE NOVO USUÁRIO - SE É O SEU PRIMEIRO ACESSO AO SISTEMA, VOCÊ IRÁ CADASTRAR SUA PRÓPRIA SENHA APÓS INSERIR SEU E-MAIL E SEUS DADOS.

IMPORTANTE: NÃO ENVIAMOS SENHAS! 

Se você está acessando pela primeira vez e deseja cadastrar-se como responsável pelo MapaSAN 2018 de seu município: BASTA INSERIR SEU E-MAIL E ASSIM QUE O SEU E-MAIL FOR DIGITADO O SISTEMA IRÁ RECONHECER QUE TRATA-SE DE UM NOVO USUÁRIO E IRÁ ABRIR NOVOS CAMPOS PARA EFETIVAÇÃO DO SEU CADASTRO.

A liberação do gestor responsável pelo MapaSAN no município é realizada por ordem de cadastro! Após efetivar seu cadastro e identificar o município, você irá receber um e-mail com um link de confirmação de cadastro para acessar o sistema. Após selecionar o município, basta aguardar aprovação do seu cadastro.

Caso tenha algum problema com acesso ao sistema ou cadastro de usuário, favor tentar resolver clicando no link:  "Esqueci minha senha" ou "Clique aqui em caso de problemas com o acesso" na janela de login acima. 

Caso queira esclarecer alguma dúvida, fazer crítica ou dar uma sugestão sobre o MapaSAN, entre em contato clicando aqui:mapasan@mds.gov.br

 


O que é o Mapeamento de Segurança Alimentar e Nutricional - MapaSAN?

O MapaSAN é uma  pesquisa realizada no âmbito do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. A pesquisa visa a coleta, sistematização e divulgação de informações sobre as estruturas dos diversos componentes do Sisan e as políticas públicas de SAN que visem à promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) nos estados e municípios, ampliando os instrumentos de monitoramento, avaliação e controel social de políticas públicas.

É uma pesquisa sistemática realizada pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN) em parceria com a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI), ambas do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que ocorre desde 2014. As informações coletadas na pesquisa irão contribuir para o aprimoramento de políticas públicas que visem à garantia do DHAA, especialmente para o fortalecimento do Sisan, ao ampliar a rede de instituições, estados e municípios à rede pública e governamental que articula ações voltadas à promoção do DHAA no Brasil.

A Caisan Nacional disponibiliza diversas ferramentas informacionais além de relatórios e a própria base de dados do MapaSAN no portal da Caisan Nacional (www.caisan.gov.br ) para acesso público de gestores, organizações da sociedade civil e instituições de ensino e pesquisa. Além de contribuir para a qualificação da gestão da Política Nacional de SAN e para o fortalecimento do SISAN Nacional, o MapaSAN constitui uma fonte de dados e informações para ampliação do controle social por parte da sociedade, pesquisadores, gestores públicos e diversos atores sociais envolvidos na rede de Conseas estaduais e municipais no território nacional além de subsidiar a tomada de decisão de gestores e técnicos quanto ao nível de implantação do Sisan nas três esferas federativas.


Mapeamento de Segurança Alimentar e Nutricional de 2018 está organizado em 3 eixos temáticos:

Eixo 1) SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO SEU MUNICÍPIO

  • Formulário 1 - Identificação do Órgão Respondente pelo município
  • Formulário 2 - Gestão da Política e do Sisan no âmbito municipal

Eixo 2) POLÍTICA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO SEU MUNICÍPIO.

  • Formulário 3 - Ações de SAN no âmbito municipal

Eixo 3) EQUIPAMENTOS PÚBLICOS DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO SEU MUNICÍPIO.

  • Formulário 4 - Equipamentos Públicos de SAN
  • Formulário 4.1. Feiras Livres            
  • Formulário 4.2. Restaurante Popular
  • Formulário 4.3. Cozinha Comunitária
  • Formulário 4.4. Banco de Alimentos
  • Formulário 4.5. Unidade de Apoio à Distribuição da Agricultura Familiar

A quem destina-se esta pesquisa?

A Segurança Alimentar e Nutricional consiste em uma política essencialmente intersetorial, o questionário do MapaSAN 2018 reflete essa intersetorialidade demandando que o gestor ou gestora responsável pelas informações declaradas na pesquisa seja alguém que conheça o melhor possível as ações de SAN realizadas nas diversas secretarias e demais órgãos municipais.

OS BLOCOS AGRUPAM AS QUESTÕES POR ÁREA DE POLÍTICAS PÚBLICAS!
PARA GARANTIR A QUALIDADE E FIDELIDADE DAS INFORMAÇÕES FORNECIDAS NESTA PESQUISA, RECOMENDAMOS QUE O(A) GESTOR(A) RESPONSÁVEL PELO PREENCIMENTO ENVIE AS QUESTÕES PREVIAMENTE ÀS RESPECTIVAS SECRETARIAS E SOMENTE APÓS A CONFIRMAÇÃO DAS INFORMAÇÕES COM O SETOR RESPONSÁVEL INSERIR OS DADOS NO QUESTIONÁRIO ONLINE.

RECOMENDAMOS que o gestor ou gestora responsável pelo preenchimento do questionário PREFERENCIALMENTE tenha algum conhecimento da Política Segurança Alimentar e Nutricional (Nacional e/ou Estadual e/ou Municipal). É preferível que o(a) gestor(a) conheça o melhor possível as ações de SAN realizadas no município nas diversas áreas em que estas ocorrem deste modo sugerimos priorizar gestores que estejam vinculados aos órgãos abaixo listados, preferencialmente na seguinte ordem:

  • Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (ou órgão similar de gestão interesetorial, caso exista)
  • Casa Civil ou Gabinete do(a) Prefeito(a)
  • Segurança Alimentar e Nutricional (Secretaria, Subsecretaria, Diretoria, Supervisão, Coordenação, Gerência, Núcleo, Célula, etc.)
  • Assistência Social (Ação Social, Promoção Social, Desenvolvimento Social ou similar)
  • Desenvolvimento Agrário ou Rural
  • Saúde
  • Educação
  • Direitos Humanos
  • Abastecimento
  • Planejamento, orçamento e gestão
  • Àreas responsáveis por políticas voltadas a grupos sociais específicos, povos e comunidades tradicionais
  • Outras áreas
Plano Brasil Sem Miséria Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Brasil Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome