Você está aqui: Página Inicial > > Monitoramento SAGI

Monitoramento SAGI

MONITORAMENTO SAGI: SÉRIE RELATOS DE CASOS 


Nesta nova série, a SAGI aprofunda a análise de indicadores por meio de relatos de caso, que complementam os dados de registros administrativos e pesquisas estatísticas. A utilização de informações de diversas naturezas contribui para um retrato mais completo da realidade, já que nenhuma base de dados reflete o contexto social de forma perfeita.

Todo indicador é construído a partir de pressupostos sobre aquilo que procura capturar. Entretanto, a validade desses pressupostos raramente é colocada à prova nos diferentes contextos em que o indicador é utilizado. Os relatos de caso são capazes de dialogar diretamente com esses pressupostos, identificando limitações e ajudando a aprimorar os próprios indicadores.

Assim, o monitoramento de políticas sociais ganha qualidade ao combinar indicadores com relatos de caso. Considerando as nuances das situações individuais, é possível aperfeiçoar o processo de apreensão da realidade social, condição necessária para o desenvolvimento de políticas públicas mais adequadas às necessidades dos cidadãos e para o mapeamento de outras fontes de dados que possam melhorar o diagnóstico da realidade brasileira.


 

Monitoramento SAGI

Pobreza e superação

Pobreza e superação

Uma análise a partir de quatro relatos de caso

Mentes brilhantes

Mentes brilhantes

Uma análise de jovens de baixa renda medalhistas das Olimpíadas de Matemática