DirTree

Diretório

O Mapeamento de Segurança Alimentar e Nutricional (MapaSAN) consiste em uma pesquisa bienal realizada com o objetivo de coletar informações junto aos estados DF e municípios brasileiros. A Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) da população brasileira constitui o principal objetivo do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) que coordena a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O Sisan tem por objetivos formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil, bem como promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional do país. Este sistema possibilita a gestão intersetorial e participativa e a articulação entre os entes federados para a implementação das políticas promotoras da segurança alimentar e nutricional, numa perspectiva de complementar e otimizar as potencialidades de cada setor, esfera de governo e sociedade civil.

Esta pesquisa visa subsidiar gestores públicos dos três níveis federativos assim como pesquisadores, cidadãos e a sociedade civil organizada, com dados relevantes sobre a gestão do Sisan, das Políticas de SAN em todo território nacional. A primeira rodada da pesquisa, realizada em 2014, alcançou 1.628 municípios e 26 estados. Em 2015, participaram do MapaSAN, 2.430 municípios, o que representa 43,6% do total de municípios brasileiros. Na pesquisa de 2018 participaram 2.319 municípios.

Os dados do MapaSAN 2018 foram sistematizados contendo informações de todos os eixos da pesquisa:
1) Gestão do Sisan;
2) Ações de SAN; e,
3) Equipamentos Públicos de SAN.

Caso queira utilizar outras ferramentas de acesso aos dados da pesquisa, basta acessar o portal da Caisan: http://mds.gov.br/caisan-mds/monitoramento-da-san/mapasan

A primeira edição da pesquisa foi realizada em 2014 e outras duas, em 2015 e 2018. Para ter acesso à base de dados da pesquisa realizada em 2015 e 2018 basta navegar nos links abaixo e selecionar a base de dados ou os relatórios desejados. Nestas pastas estão disponíveis as bases de dados nacional e dos estados do MapaSAN 2015 e 2018. Os arquivos da base de dados estão disponíveis em arquivos do IBM SPSS (.sav), Excel (.xlsx) e Texto (.cvs) Também são disponibilizados relatórios com tabulações, gráficos e tabelas a partir de cruzamentos de dados por região, porte populacional, capitais e municípios que aderiram ao Sisan (este somente para a pesquisa de 2018). Os arquivos de relatórios estão disponibilizados em SPSS (.spv), HTML (para acesso via navegador web) e Excel (xlsx). Em cada pasta dos Estados há um arquivo compactado que inclui todas as bases e relatórios da respectiva Unidade da Federação.


Ir para o Topo