a) Caso tenha feito cadastro e não lembre a senha de acesso:
- Acesse o portal da SAGI através do endereço http://mds.gov.br/sagi e no menu lateral esquerdo clique em "Efetuar Login". Dentro da sessão "Problemas com o acesso ?" informe o e-mail cadastrado e clique sobre o botão continuar. Você receberá um e-mail com as opções de recuperação de senha.
b) Se o seu problema está na ativação do cadastro por não ter recebido o e-mail de confirmação ou tentou recuperar a senha e não recebeu o e-mail de instruções de recuperação:
- Após ter checagem na caixa de entrada e na caixa de SPAM do seu e-mail e não recebido o e-mail, encaminhe uma mensagem para aiad.sagi@mds.gov.br informando no assunto do e-mail “Ativação de usuário do Portal da SAGI” ou "Recuperação de Senha do Portal da SAGI".
a) Informe seu e-mail completo no formulário de Recuperação de Senha (abaixo):
b) Acione o botão Continuar.
c) Você receberá um e-mail contendo as instruções para alteração da senha.
d) obs:. Além da Caixa de Entrada do seu e-mail, verifique também na caixa de SPAM. Aguarde por até 5 minutos e caso o e-mail não tenha chegado entre em contato conosco pelo e-mail aiad.sagi@mds.gov.br
Se o seu problema está no login realizado com o seu CPF (usuários do SAA):
a) Acessar o site: https://aplicacoes.mds.gov.br/saa-web/
b) Clique no link Esqueci minha senha
c) Você receberá um e-mail com uma senha provisória e poderá alterá-la assim que efetuar o primeiro login
Caso continue com problemas, favor entrar em contato com a Coordenação Geral da Rede SUAS na Secretaria Nacional de Assistência Social(SNAS) através do link: https://aplicacoes.mds.gov.br/saa-web/login.action , e-mail: rede.suas@mds.gov.br ou
telefone: 0800 707 2003 (opção 2 – Assistência Social e depois opção 4 – gestor, conselheiro ou técnico).
Existem diversas ferramentas com essas informações no portal da SAGI https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/portal/index.php?grupo=76, elas estão divididas por público alvo: Cidadão/ Técnico e Pesquisador/ Gestor Estadual e Municipal.
Destacamos algumas destas ferramentas:
a) Relatório de Informações Sociais (https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/RIv3/geral/index.php): Acesse relatórios e boletins com dados sobre os programas, ações e serviços do MDS em todo o país.
b) Tabelas Sociais (https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi-data/misocial/home/login.php) : Sistema de monitoramento com informações e indicadores de programas, ações e serviços do MDS.
c) IDV – Identificação de domicílios em vulnerabilidade (https://aplicacoes.mds.gov.br/sagirmps/idv/): aplicativo desenvolvido para construção de mapas de pobreza ao nível de estados, municípios e setores censitários, apresentando dados e indicadores de pobreza, vulnerabilidade e grupos populacionais específicos
Acesse o link: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/simulacao/medit2/mapas.php. Podem ser consultados nossos mapas temáticos ou criado o seu próprio mapa usando informações de uma planilha.
Acesse o link: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/portal/?grupo=86 . Você encontrará ferramentas importantes para acessar e produzir tabulações simples e cruzadas de bases como os Censos e o Cadastro Único.
Para ter acesso aos dados e indicadores atualizados referentes às políticas sociais o MDS disponibiliza o Data Social, que é um portal na internet livre para a consulta por qualquer usuário, por meio do link https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi-data/METRO/metro.php?p_id=4 . O Data Social é uma plataforma de monitoramento que disponibiliza ferramentas contendo dados e indicadores para elaboração de diagnósticos atualizados e para monitoramento das políticas e programas do ministério, além de informações de contexto social, demográfico e econômico de municípios, estados, regiões e Brasil. O portal apresenta dados e indicadores acerca da estrutura de gestão de programas, do dimensionamento e características dos públicos-alvo das políticas, dos insumos, entregas e resultados dos programas, dos serviços e ações do ministério, que podem ser consultados nos componentes temáticos do portal, disponíveis para acesso de técnicos, gestores e população em geral.
A primeira seção do portal Data Social, chamada Dados e indicadores, está dividida em seis conjuntos temáticos de indicadores:
1)Data SED – principais dados e indicadores da área social, econômica e demográfica;
2)Data CAD – dados do Cadastro Único para Programas Sociais e do Programa Bolsa Família;
3)Data CON – dados sobre as condicionalidades de Educação e Saúde debeneficiários do Programa Bolsa Família;
4)Data SAN – dados sobre contexto e programas de Segurança Alimentar e Nutricional;
5)Data SUAS – dados sobre equipamentos, recursos humanos e serviços da Assistência Social;
6)Data INC – dados sobre mercado de trabalho e ações em Inclusão Produtiva;
Os Boletins Municipais tratam da sistematização da informação utilizando-se de uma linguagem simplificada, cujo objetivo é municiar os gestores municipais a construir o diagnóstico municipal segundo temas específicos.
O Censo SUAS é um levantamento anual de informações administrativas realizado pela SAGI em parceria com SNAS para acompanhar a estruturação do Sistema Único da Assistência Social. O portal Data Social disponibiliza a plataforma visual das informações anuais coletadas pelo levantamento. A diferença do formato eletrônico para a publicação impressa é que no Data Social estão disponibilizadas tabelas e gráficos com análises sucintas, que objetivam traçar um rápido panorama sobre os diferentes componentes do SUAS. A plataforma virtual do Censo SUAS integra a terceira seção do Data Social e traz os dados do levantamento de 2010 a 2014.
O Painel de Indicadores de monitoramento constitui-se num conjunto de indicadores multitemáticos organizado de forma sintetizada e mais adequada ao uso gerencial e analítico pelos diferentes gestores dos três níveis de governo em uma mesma plataforma de monitoramento.
A quarta e última seção do Data Social contém os Painéis de Conjuntura e Programas Sociais. Estão incluídos nessa seção os painéis de monitoramento divididos por áreas:
Existem dois vídeos tutoriais que explicam como utilizar os diferentes recursos do portal. Eles estão disponíveis no canal do MDS no youtube, por meio dos seguintes links:
Dúvidas e sugestões a respeito do Data Social devem ser enviadas para o e-mail monitoramento.sagi@mds.gov.br
A avaliação é o uso de métodos de pesquisas sociais para sistematicamente investigar, de forma adaptada ao ambiente político e organizacional, a efetividade de um programa de intervenção social, de forma a informar a ação social na melhoria das condições sociais (Rossi, P.H; Lipsey, M.W e Freeman, E. ,2004, p.16)
A avaliação tem o objetivo de preencher uma lacuna de conhecimento acerca de um programa, ação, serviços ou benefício, com o objetivo de possibilitar o seu aprimoramento com vistas à melhoria das condições de vida da população.
As lacunas de conhecimento são de diversas ordens, como pontuam Rossi, Lipsey e Freeman (2004, Pg.16):
A equipe do Departamento de Avaliação da SAGI monitora o cumprimento das especificações técnicas estabelecidas nos termos de referência e mantém diálogo permanente tanto com o contratado quanto com os responsáveis pelas ações e programas do MDS, de forma a garantir que os produtos apresentados sejam qualificados de um ponto de vista teórico-metodológico e, ao mesmo tempo, respondam às demandas de conhecimento atinentes aos gestores do programa avaliado.
Sim, um dos valores adotados pela SAGI na realização de suas pesquisas é a transparência, pois para maximizar o potencial uso da avaliação é necessário que se promova a disponibilização dos resultados para a sociedade. As atuais ferramentas informacionais, principalmente a rede mundial de computadores, tornam esta etapa uma realidade possível a um baixo custo ao governo. Nesse sentido, um dos meios de publicização dos resultados das pesquisas de avaliação é a sua disponibilização no sítio eletrônico do MDS. Esta divulgação ocorre no mínimo por meio de um sumário executivo, relatório de pesquisa ou de uma ficha técnica que sintetizam os principais achados das pesquisas e suas recomendações aos gestores, além de apresentar a metodologia, o período de realização e equipe de execução e acompanhamento. Além da ficha técnica, do sumário ou relatório, no caso de pesquisa de abordagem quantitativa, disponibilizam-se também os microdados, isto é, os registros de coleta de campo. Garante-se, entretanto, a confidencialidade da unidade investigada, para se preservar a intimidade das pessoas que participaram da pesquisa, mas sem comprometer a função analítica dos dados. A disponibilização dos microdados se dá cerca de seis meses após conclusão da análise dos dados em função do tempo necessário para a desindentificação (remoção de informações sigilosas) e preparo de documentação que permita o uso e a compreensão dos dados por parte dos usuários. Vale registrar que essa política de disseminação de resultados de pesquisas – e, portanto de transparência pública – é uma prática da SAGI deste sua criação, em 2004, muito antes da Lei de Acesso à Informação, instituída em 2012.
Para além das formas anteriormente citadas, o DA tem se esforçado em diversificar os formatos e as mídias de divulgação dos resultados utilizando publicações da SAGI como o periódico “Cadernos de Estudos - Desenvolvimento Social em Debate” e os “Estudos Técnicos”, bem como a edição de livros e participação em congressos e eventos acadêmicos com a proposição de mesas de debates.
Para localizar as avaliações de políticas e programas de desenvolvimento social realizadas pela SAGI, basta seguir os seguintes passos:
Sumário executivo é um documento com cerca de 20 páginas que apresenta a metodologia empregada e os resultados da pesquisa.
Ficha técnica é um documento com cerca de 4 páginas que apresenta, também, a metodologia empregada e os resultados da pesquisa.
Microdados é um documento que contém, para o caso de pesquisas quantitativas, o banco de dados das informações coletadas, sem prejuízo à privacidade dos entrevistados.
Trata-se do Programa Nacional de Capacitação do SUAS - Sistema Único de Assistência Social, instituído em 16 de março de 2012, por meio da Resolução nº 8 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), alterada pela Resolução 28 de 14 de outubro de 2014, que tem por objetivo geral:
Por sua vez, seus objetivos específicos são:
O CapacitaSUAS destina-se aos trabalhadores do SUAS que atuam na rede socioassistencial governamental e não governamental, assim como aos gestores e demais trabalhadores que atuam nos órgãos de gestão do sistema em âmbito municipal, distrital e estadual (secretarias de assistência social) e aos agentes de controle social no exercício de suas competências e responsabilidades nos conselhos de assistência social.
Para maiores informações sobre o Programa acesse:https://aplicacoes.mds.gov.br/sagirmps/educacaopermanente/index.php
Cabe ao governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), principalmente:
Cabe aos Estados e ao Distrito Federal, por meio das Secretarias de Estado da Assistência Social ou por meio de órgão similar, principalmente:
Cabe às IES contratadas, principalmente:
Para maiores informações acesse: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagirmps/educacaopermanente/index.php?link=1010
Na modalidade de formação presencial:
Na modalidade de formação em Educação à Distância (EaD):
Para saber mais e obter os materiais didáticos dos cursos, acesse: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagirmps/educacaopermanente/index.php?link=1010
A Rede Nacional de Capacitação e Educação Permanente do SUAS é constituída por Instituições de Ensino Superior – IES, Escolas de Governo e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia- IF, para participarem do esforço de capacitação dos trabalhadores do SUAS.
Sua atuação envolve ações de capacitação, com vistas à melhoria da qualidade da oferta e a eficácia dos serviços socioassistenciais, bem como o desenvolvimento de estudos, pesquisas, metodologias e abordagens necessárias para efetivar a proteção social de famílias e pessoas pobres ou socialmente vulneráveis.
A Rede poderá ser utilizada pelo MDS, Estados, Distrito Federal e Municípios para contratações, nos termos da legislação vigente, visando à execução de programas ou ações, como:
O Credenciamento à Rede Nacional se dá por meio de envio de Termo de Adesão no portal, devidamente assinado pelo representante legalmente constituído da instituição participante. As propostas são apreciadas pelo Comitê Técnico e, caso sejam identificadas inconsistências, são realizadas diligências para que as mesmas sejam esclarecidas.
Todo o processo de apreciação dos Termos de Adesão é firmado em Ata, cuja análise se baseia em indicadores de qualidade instituídos pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior/SINAES, que avaliam a organização didático-pedagógica, o corpo docente e técnico-administrativo e as instalações físicas oferecidas pela instituição. Atualmente existem 146 Instituições formalmente credenciadas na RENEP/SUAS.
Para maiores informações acessar:https://aplicacoes.mds.gov.br/sagirmps/educacaopermanente/index.php?link=1011
Trata-se do processo contínuo de atualização e renovação de conceitos, práticas e atitudes profissionais das equipes de trabalho e diferentes agrupamentos, a partir do movimento histórico, da afirmação de valores e princípios e do contato com novos aportes teóricos, metodológicos, científicos e tecnológicos disponíveis.
Seus princípios são:
A SAGI, por meio do DFD, é responsável pelo suporte e assessoramento técnico às áreas finalísticas do Ministério do Desenvolvimento Social para a construção e efetivação das ações de Educação Permanente.
As publicações editadas pela SAGI podem ser solicitadas através do e-mail sagi.dfd@mds.gov.br ou biblioteca@mds.gov.br. Ao solicitar, por gentileza, informar: nome da publicação; quantidade de exemplares desejados; motivo da solicitação; endereço completo para envio (inclusive CEP). As publicações editadas pelo MDS são gratuitas. O download pode ser feito livremente por meio da página da SAGI no link: www.mds.gov.br/sagi ou pela página do Acervo Digital do MDS, no link:acervodigital.mds.gov.br.
Sim, a biblioteca está aberta a todos na Esplanada dos Ministérios, bloco A, 3º andar, sala 354. O horário de funcionamento é das 9h às 18h, de 2ª a 6ª feira.
Lançada em 2014, o World Without Poverty - WWP (Mundo Sem Pobreza) é uma iniciativa de difusão de experiências, boas práticas e inovações em programas sociais que considera a sinergia com outras políticas, em especial educação, saúde, trabalho e assistência social.
A proposta é uma parceria do Banco Mundial com o Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o MDS.
O WWP tem como principal objetivo prospectar, documentar e divulgar conhecimento sobre as tecnologias sociais de gestão, desenho e implementação de políticas e programas nas áreas de desenvolvimento social, inclusão produtiva e superação da pobreza. Com isso, a iniciativa busca o aperfeiçoamento da gestão das políticas sociais e a estruturação de sistemas de proteção social mais inclusivos, de modo a contribuir para padrões crescentes de bem-estar em todo o mundo.
O principal canal de comunicação e disseminação de conhecimento do WWP é o site www.wwp.org.br.
No www.wwp.org.br estão disponíveis textos (histórico, linha do tempo, introdução, atores responsáveis, como funciona, etc.), artigos (one pagers), fichas, slides, estudos de caso, vídeos e infográficos relacionados à área de política social e desenvolvimento inclusivo. Seu conteúdo está disponível em três idiomas: português, inglês, espanhol e francês.
Os temas abordados até o momento são: