Sobre a SAGI

A Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI) é a unidade técnico-administrativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) responsável pelas ações de gestão da informação, monitoramento, avaliação e capacitação/ formação das políticas e programas do Ministério. A Secretaria desenvolve atividades que permitem ao MDS conhecer melhor o público-alvo de suas políticas, a lógica de intervenção de seus programas, os problemas e melhores práticas de implementação de suas ações e, naturalmente, os resultados e impactos do es- forço governamental na área do Desenvolvimento Social. Inves- tigar os efeitos das transferências monetárias do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada, qualificar os serviços socioassistenciais prestados às famílias, ajudar no de- senho e acompanhamento de ações de segurança alimentar e nutricional e na avaliação dos programas de inclusão produtiva são algumas das atividades que a SAGI desenvolve regularmente.

Mais precisamente, a SAGI subsidia técnicos e gestores dos três níveis de governo – Governo Federal, estados e municípios –, envolvidos nas Políticas de Desenvolvimento Social, na gestão cotidiana e no aprimoramento de programas e ações do Minis- tério, desenvolvendo ferramentas informacionais voltadas para a organização e disponibilização de dados na internet, painéis de indicadores de monitoramento, pesquisas de avaliação e estu- dos técnicos específicos. De modo a potencializar o uso desses instrumentos e disseminar o conhecimento produzido, a SAGI também realiza cursos de capacitação e de formação, de curta e média duração, presenciais e a distância, além de desenvolver produtos informacionais com conteúdos das várias temáticas do Ministério, distribuídos na forma de publicações impressas e em formato digital.

A agenda de atividades da SAGI é definida – e atualizada regularmente – pela análise das demandas estruturantes das Políticas de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Agenda Prioritária de Governo e do Ministério – como o Plano Brasil Sem Miséria –, das necessidades mais específicas do Gabinete da Ministra e das secretarias finalísticas e também dos imperativos ditados por sua missão institucional de produção de conhecimento abrangente e inovador para a gestão das políticas, programas e ações do Minis tério. O Grupo de Trabalho de Monitoramento e Avaliação (GTMA) e o Comitê Gestor de Tecnologia da Informação (CGTI), instâncias compostas por representantes de todas as secretarias e da Assessoria da Ministra, são os canais institucionais de encaminha- mento de demandas para a Secretaria. Também contribuem na definição da agenda da SAGI as demandas oriundas da Assessoria de Comunicação, os debates em seminários de apresentação de resultados de pesquisas e produtos, as questões levantadas em publicações acadêmicas e de organismos internacionais.

Para mais informações sobre a secretaria, acesse o folheto institucional.