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:: Ouvidoria

A Coordenação-Geral da Ouvidoria Previdenciária tem como objetivo estreitar a integração entre sociedade e governo permitindo, por meio das manifestações dos cidadãos, melhorar a qualidade dos serviços previdenciários no País. Este é um espaço aberto onde você pode enviar elogios, sugestões, expor problemas, reclamações, denúncias ou fazer qualquer tipo de manifestação. Informamos que o cadastro e acompanhamento de manifestações devem ser feitos via telefone, na Central 135, ou pelo sítio www.inss.gov.br, na opção Ouvidoria, pois desde 02/05/2008 as respostas às reclamações, sugestões e elogios não são mais enviadas por e-mail. Desde a referida data todas as respostas são postadas no sistema da Ouvidoria (www.inss.gov.br) e podem ser acessadas pelo código da manifestação que é gerado no momento da conclusão do cadastro. Caso você não tenha o código, por gentileza, entre em contato com a Central 135 para obtê-lo.

Caso a sua manifestação esteja relacionada à insatisfação na demora no processo concessório, favor observar as orientações abaixo:
- Quando possuir o número do seu benefício, a manifestação deverá ser cadastrada no assunto BENEFÍCIO.
- Quando não possuir o número do seu benefício, a manifestação refere-se ao INSS Digital e deve ser cadastrada no assunto SOLICITAÇÃO DIVERSA.


Para consultar ou enviar sua manifestação, responda a pergunta abaixo:

Você já possui uma manifestação cadastrada na Ouvidoria? Sim   Não

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